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As empresas que buscam o sucesso compreendem que ele está ligado a qualidade da equipe de trabalho que possuem, sendo assim, entendem a importância de tomar as decisões corretas de contratação. É por isso que as empresas investem um alto custo por contratação apenas para recrutar a pessoa certa. No entanto, mesmo com todo o tempo, dinheiro e energia gastos em encontrar o profissional certo, erros ainda são cometidos e esses erros geram grandes prejuízos financeiros.
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Contratar a pessoa errada pode resultar em custos astronômicos para sua empresa. A demissão de um funcionário pode gerar um custo de cerca de R$ 12.000,00 e esses custos aumentam rapidamente.
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Segundo Luciana Ferreira, CEO do Grupo Elemento RH, as consequências de um contrato errado vão além dos custos de rotatividade, também há custos associados a uma cultura de empresa interrompida, diminuição da produção de trabalho e possível perda de clientes e receita.
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Embora as empresas saibam a importância de tomar a decisão certa de contratação, elas ainda cometem erros facilmente evitáveis.
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Repense o processo de entrevista, suas técnicas e ferramentas utilizadas.
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Os candidatos de hoje estão melhor preparados para as entrevistas do que nunca. Com toneladas de dicas de entrevistas e recursos disponíveis online, a maioria das contratações em potencial está preparada para responder a perguntas básicas de entrevistas, conhecer os prós e contras da etiqueta da entrevista e estão bem ensaiados para impressionar. Com esse nível de preparação e carisma, pode ser difícil determinar se um candidato seria uma boa opção para sua empresa.
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Muitos gerentes de contratação contam com perguntas de entrevista prontas, como: “O que você considera sua maior força / fraqueza?” É um exemplo popular. Esses tipos de perguntas, embora padrão nas entrevistas, são ambíguos e não apresentam uma imagem clara dos candidatos ou de suas habilidades.
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Em vez disso, os gerentes de contratação devem fazer perguntas comportamentais que abordem aspectos do trabalho para o qual estão contratando. Por exemplo, se um trabalho exige muita interação com o cliente, você pode pedir ao candidato para expor uma experiência específica de atendimento ao cliente: “Conte-me sobre uma ocasião em que você se deparou com um cliente insatisfeito. Que ações você tomou? ”As respostas às perguntas que investigam o comportamento passado de um candidato são ótimos indicadores de sua capacidade e personalidade.
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Também é importante deixar tempo para o candidato fazer perguntas. As perguntas de um potencial contratado podem ser tão reveladoras quanto suas respostas, revelando se elas seriam adequadas ou não.
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Os custos de uma má contratação podem ser devastadores para um empregador. Não apenas o custo de reposição é alto, mas uma contratação errada também pode ter um efeito negativo sobre o restante dos funcionários, a cultura de trabalho e a experiência do cliente.
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Para diminuir as chances de turnovers, os gerentes de contratação precisam ser diligentes em encontrar o candidato certo para preencher uma posição. Ao investir tempo na formatação adequada do anúncio de emprego, o processo de entrevista e os procedimentos de contratação, dinheiro e tempo podem ser economizados no futuro, resultando em um melhor retorno do investimento para cada nova contratação.
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FONTE: LUCIANA FERREIRA – Diretora de RH