A contratação errada pode gerar altos prejuízos financeiros às empresas

As empresas que buscam o sucesso compreendem que ele está ligado a qualidade da equipe de trabalho que possuem, sendo assim, entendem a importância de tomar as decisões corretas de contratação. É por isso que as empresas investem um alto custo por contratação apenas para recrutar a pessoa certa. No entanto, mesmo com todo o tempo, dinheiro e energia gastos em encontrar o profissional certo, erros ainda são cometidos e esses erros geram grandes prejuízos financeiros.

Contratar a pessoa errada pode resultar em custos astronômicos para sua empresa. A demissão de um funcionário pode gerar um custo de cerca de R$ 12.000,00 e esses custos aumentam rapidamente. 

Segundo Luciana Ferreira, CEO do Grupo Elemento RH, as consequências de um contrato errado vão além dos custos de rotatividade, também há custos associados a uma cultura de empresa interrompida, diminuição da produção de trabalho e possível perda de clientes e receita.

Embora as empresas saibam a importância de tomar a decisão certa de contratação, elas ainda cometem erros facilmente evitáveis.

Repense o processo de entrevista, suas técnicas e ferramentas utilizadas.

Os candidatos de hoje estão melhor preparados para as entrevistas do que nunca. Com toneladas de dicas de entrevistas e recursos disponíveis online, a maioria das contratações em potencial está preparada para responder a perguntas básicas de entrevistas, conhecer os prós e contras da etiqueta da entrevista e estão bem ensaiados para impressionar. Com esse nível de preparação e carisma, pode ser difícil determinar se um candidato seria uma boa opção para sua empresa.

Muitos gerentes de contratação contam com perguntas de entrevista prontas, como: “O que você considera sua maior força / fraqueza?” É um exemplo popular. Esses tipos de perguntas, embora padrão nas entrevistas, são ambíguos e não apresentam uma imagem clara dos candidatos ou de suas habilidades.

Em vez disso, os gerentes de contratação devem fazer perguntas comportamentais que abordem aspectos do trabalho para o qual estão contratando. Por exemplo, se um trabalho exige muita interação com o cliente, você pode pedir ao candidato para expor uma experiência específica de atendimento ao cliente: “Conte-me sobre uma ocasião em que você se deparou com um cliente insatisfeito. Que ações você tomou? ”As respostas às perguntas que investigam o comportamento passado de um candidato são ótimos indicadores de sua capacidade e personalidade.

Também é importante deixar tempo para o candidato fazer perguntas. As perguntas de um potencial contratado podem ser tão reveladoras quanto suas respostas, revelando se elas seriam adequadas ou não.

Os custos de uma má contratação podem ser devastadores para um empregador. Não apenas o custo de reposição é alto, mas uma contratação errada também pode ter um efeito negativo sobre o restante dos funcionários, a cultura de trabalho e a experiência do cliente.

Para diminuir as chances de turnovers, os gerentes de contratação precisam ser diligentes em encontrar o candidato certo para preencher uma posição. Ao investir tempo na formatação adequada do anúncio de emprego, o processo de entrevista e os procedimentos de contratação, dinheiro e tempo podem ser economizados no futuro, resultando em um melhor retorno do investimento para cada nova contratação.

FONTE: LUCIANA FERREIRA – Diretora de RH