No momento você está vendo Setembro amarelo – ajudar pode estar ao nosso alcance

Setembro amarelo – ajudar pode estar ao nosso alcance

A campanha Setembro Amarelo existe pois há muitos tabus envolvidos em relação ao suicídio, justamente por ser um assunto pouco discutido na sociedade, o que cria margem para invenções e interpretações erradas das causas e sintomas.  

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos e essa é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. 

As principais causas estão relacionadas a distúrbios mentais, alimentares, depressão ou momentos de crise e estresse. Fatores como abuso, violência e perdas, também estão relacionadas, além disso, as taxas também são altas em grupos que sofrem preconceito como refugiados, migrantes ou LGBT+. 

Não há como alguém buscar ou disponibilizar ajuda, se não se sabe o que determinada pessoa passa em um momento de predisposição ao suicídio. Por isso, a campanha vem para ajudar a identificar os sinais, conhecer a melhor abordagem e conscientizar a todos que muitas pessoas podem estar passando pela mesma coisa e podem precisar de ajuda.  

A campanha Setembro Amarelo foi criada pelo CVV, Centro de Valorização da Vida, que foi fundado em 1962. O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica e presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio. 

Através de chat, telefone (188), e-mail ou postos de atendimento, existem voluntários treinadas para atender, sob sigilo e anonimato, qualquer pessoa que precise de ajuda, ou apenas queira conversar e desabafar.