Ministério do Trabalho investe milhões para fiscalizar empresas através do eSocial

 

Temos observado, entre os clientes que atendemos, que grande parte das milhares de empresas sujeitas ao eSocial a partir de 2018 ainda não está pronta para o envio dessa nova declaração. Esse comportamento se assemelha aos períodos anteriores às outras etapas de implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), quando a expectativa de adiamentos fez com que muitos retardassem a preparação dos arquivos eletrônicos – o que já sabemos ser um procedimento extremamente arriscado.

Embora o Governo defenda que o objetivo da implantação do eSocial seja a desburocratização e a simplificação da prestação dessas informações, a exigida transparência nesse repasse também objetiva a redução dos índices de sonegação. Em outras palavras, a exposição de informações empresariais extremamente sensíveis alimentará um dos sistemas de fiscalização mais sofisticados do mundo, nosso já conhecido SPED.

O Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, fala na inauguração de uma nova era para a fiscalização do trabalho, já que através do eSocial informações de folha de pagamento e encargos trabalhistas serão transmitidas em tempo real e não será necessária a fiscalização presencial.

 

Leia o artigo completo clicando aqui

Fonte: E-auditoria